BIBLIOGRAPHIC SEARCH

Vista normal Vista MARC Vista ISBD

Abordagem científica ao projeto de arquitetura. Desde as racionalidades modernas entre Europa e Estados Unidos da América / Isa Clara Neves ; coord. ed. Eduardo Queiroga, Leonor Figueiredo; fot. Isa Clara Nunes

Autor: Neves, Isa Clara Autor secundário: Queiroga, Eduardo
Figueiredo, Leonor
Neves, Isa Clara
Edição: 1ª Ed Publicação: Porto : Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte, [DL 2019] Descrição: 43 p. : il. ; 17 cmColecção: Cadernos Fernando Távora 2017/18ISBN: 978-989-54603-9-7Resumo: «Em 1960 Fernando Távora viajara até aos Estados Unidos da América pretendendo trazer respostas claras para o sistema de ensino da arquitectura em Portugal. Sessenta anos depois, e sob um paradigma distinto pós revolução tecnológica, propôs-se um itinerário entre a Europa e os EUA. Registaram-se contextos culturais e tecno-científicos que protagonizaram uma abordagem científica ao projecto de arquitectura, e que conduziram ao actual momento de utilização generalizada de métodos computacionais na construção e produção de arquitectura. A viagem contribuiu deste modo para a construção de uma visão crítica acerca da influência da tecnologia computacional na disciplina. Dizia Távora em 1960, "Sente-se que o momento é de pesquisa e de dúvida, de reencontro, de drama e de mistério. Como, portanto concluir com clareza?" Hoje as suas palavras mantêm-se. Ainda são vivas. Távora era efectivamente um homem do seu tempo, inteiro no presente que vivia. Penso que essa é também a enorme exigência e desafio que o momento actual coloca à disiplina. Pertencer ao presente, ao espaço contemporâneo, e experenciar criticamente todo o seu potencial». .
Etiquetas desta biblioteca: Sem etiquetas desta biblioteca para este título. Adicionar etiqueta
Iniciar sessão para acrescentar etiquetas.
    classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Localização Colecção Cota Estado Data de devolução Código de barras
Livro Biblioteca da Ordem dos Arquitectos - Lisboa
Monografia AAP-OA 126 XI a Não pode ser emprestado - consulta local
Livro Biblioteca da Ordem dos Arquitectos - Lisboa
Monografia AAP-OA 126 XI b Disponível

«Em 1960 Fernando Távora viajara até aos Estados Unidos da América pretendendo trazer respostas claras para o sistema de ensino da arquitectura em Portugal. Sessenta anos depois, e sob um paradigma distinto pós revolução tecnológica, propôs-se um itinerário entre a Europa e os EUA. Registaram-se contextos culturais e tecno-científicos que protagonizaram uma abordagem científica ao projecto de arquitectura, e que conduziram ao actual momento de utilização generalizada de métodos computacionais na construção e produção de arquitectura.
A viagem contribuiu deste modo para a construção de uma visão crítica acerca da influência da tecnologia computacional na disciplina.
Dizia Távora em 1960, "Sente-se que o momento é de pesquisa e de dúvida, de reencontro, de drama e de mistério. Como, portanto concluir com clareza?" Hoje as suas palavras mantêm-se. Ainda são vivas. Távora era efectivamente um homem do seu tempo, inteiro no presente que vivia. Penso que essa é também a enorme exigência e desafio que o momento actual coloca à disiplina. Pertencer ao presente, ao espaço contemporâneo, e experenciar criticamente todo o seu potencial».

Oferta SRN da O.A.

Não há comentários disponíveis sobre este título.

Entre na sua conta para publicar um comentário.

Clicar numa imagem para a ver no visualizador de imagens