BIBLIOGRAPHIC SEARCH

Vista normal Vista MARC Vista ISBD

A tecnologia na arquitectura contemporânea

Autor: Cannatà Michele, 1952- Co-autor: Fernandes Fátima, 1961- Autor secundário: Barbosa Miguel
Carneiro Ana
Publicação: Lisboa : Estar, 2000 Descrição: 143 p. : il., color, plantas ; 26 cmISBN: 9728095767Resumo: As imagens de arquitecturas cada vez mais sofisticadas, identificadas como produtos de alta tecnologia, são-nos frequentemente apresentadas desligadas do contexto cultural e económico nos quais se inserem. Esta consideração, levou-nos a propor uma reflexão sobre o tema do uso e da relação da técnica na produção arquitectónica contemporânea.; Pôr em confronto o resultado de algumas experiencias de jovens e qualificados arquitectos em vários países europeus, pareceu-nos fundamental para evidenciar as questões colocadas pelas condições técnicas de diferentes mercados de trabalho no âmbito da arquitectura contemporânea e a forma como estas se vão alterando, regenerando, reinventando, em função da exigência e necessidade do homem concretizar desejos e vontades através do espaço construído.; Consideramos fundamental reafirmar a instrumentalidade da técnica no processo de construção da arquitectura e da qualificação do espaço urbano, como processo que contraria a superficialidade alucinante das tendências caóticas e desordenadas propostas pelo mercado efémero da moda..
Etiquetas desta biblioteca: Sem etiquetas desta biblioteca para este título. Adicionar etiqueta
Iniciar sessão para acrescentar etiquetas.
    classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Localização Cota Estado Data de devolução Código de barras
Livro Biblioteca da Ordem dos Arquitectos - Lisboa
ESP-IMR 123 Não pode ser emprestado - consulta local

As imagens de arquitecturas cada vez mais sofisticadas, identificadas como produtos de alta tecnologia, são-nos frequentemente apresentadas desligadas do contexto cultural e económico nos quais se inserem. Esta consideração, levou-nos a propor uma reflexão sobre o tema do uso e da relação da técnica na produção arquitectónica contemporânea.

Pôr em confronto o resultado de algumas experiencias de jovens e qualificados arquitectos em vários países europeus, pareceu-nos fundamental para evidenciar as questões colocadas pelas condições técnicas de diferentes mercados de trabalho no âmbito da arquitectura contemporânea e a forma como estas se vão alterando, regenerando, reinventando, em função da exigência e necessidade do homem concretizar desejos e vontades através do espaço construído.

Consideramos fundamental reafirmar a instrumentalidade da técnica no processo de construção da arquitectura e da qualificação do espaço urbano, como processo que contraria a superficialidade alucinante das tendências caóticas e desordenadas propostas pelo mercado efémero da moda.

Não há comentários disponíveis sobre este título.

Entre na sua conta para publicar um comentário.